segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Decepcionada!!

E ontem foi o último dia de exposição da XIV feira pan-amazônica do livro, realizada em Belém. E eu e namorado fomos lá conferir...
Que lá tinham livros maravilhosos disso não tenho dúvidas pois, 
no pouco tempo, aliás, pouquíssimo tempo que estive por lá pude constatar.Como um livro é claro, sobre a magnífica Clarice Lispector e outros da área de comunicação.
No entanto, infelizmente não tenho muitas coisas(não boas!) para falar deste tão grandioso evento que acontece todos os anos em Belém e nas demais capitais do País.
A feira do livro realizada em Belém é a terceira maior do país ficando atrás apenas das bienais realizadas no Rio e em São Paulo.
Este ano a temática do evento era "os povos africanos que falam a língua Portuguesa" e o homenageado foi o escritor paraense Bruno de Menezes.
A cada dia do evento uma atração nacional diferente esteve por aqui prestigiando com palestras e bate-papos o evento. Passaram por lá: Mário Prata, Carlos Heitor Cony, Caco Barcellos, Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Marcel Souto Maior, o educador Celso Antunes, o novelista Walcyr Carrasco, a roteirista e apresentadora Fernanda Young, o cineasta Joel Zito Araújo, a sexóloga Laura Muller (do programa 'Altas Horas'), o rapper Rapin Hood e, novamente, o dramaturgo Ariano Suassuna, que faz questão de participar do evento todos os anos. 
A programação musical estava também bastante diversificada com personalidades da música brasileira:
Timbalada, Jorge Aragão, Leila Pinheiro e Milton Guedes, Calypso, Lenine, Luiza Possi, Emílio Santiago, Sandra de Sá, Moveis Coloniais de Acaju e Gilberto Gil foram as principais atrações.
Com tanta coisa boa para se prestigiar e eu fui deixar para ir justo no último dia do evento, e a experiência não foi das melhores.
O local estava lotado,ou melhor, abarrotado de gente. Parece que a feira do livro tornou-se o point da paquera dos adolescentes. As centrais de ar por lá instaladas não foram suficientes para abastecer a superlotação. O resultado disto foi um calor do cãããão!! 
Mal pude olhar alguns livrinhos e logo tive que ir embora pois o ambiente estava intransitável e muuuito desconfortável.
Estava tão empolgado para o bate-papo com Fernanda Young mas por motivos de força maior já explicados, tive que me despedir do local.
Fiquei muito triste e decepcionada pois há muito esperava pelo evento que talvez por falta de infra-estrutura do local e/ou uma escolha mal feita de minha parte (último dia!? nunca maaais) acabei não aproveitando nada, nem um livrinho sequer tive tempo de levar.
Enfim, espero que no próximo ano este pequeno incoveniente seja resolvido, porém, por via das dúvidas jamais voltarei a ir a feira do livro no último dia do evento.
Muitos de meus amigos que conseguiram participar do evento fizeram boas considerações a respeito do mesmo. 


Infelizmente desta vez não deu...


Buáááááá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário