sábado, 25 de setembro de 2010

www.Eusópagomico.com.br

Espero que não se assustem com o tamanho do texto, mas eu realmente precisava contar os detalhes. Dá até pra dar umas boas gargalhadas de minhas "aventuras como pseudo-jornalista." Boa leitura!
-------------------------------------------
Eehhh e ontem eu fiz minha primeira entrevista na rua. Tudo bem que ainda não dá para dizer:" nossa que bela entrevistadora é você." Maaas, a gente fez o que sabe fazer de melhor... entrevistar?? Não,não!
Pagar mico, é claro!
Imagine você que o trabalho proposto pela prof. na verdade era fazer uma análise de uma certa teoria "dos efeitos limitados." Esta teoria fala basicamente que os meios de comunicação não manipulam as pessoas e sim podem influenciá-las mas isso depende do grupo social em que cada indivíduo está inserido (família, valores econômicos, idade, etc.) e eu e amigo tivemos a idéia (péssima idéia) de irmos às ruas perguntar qual os programas de televisão e de rádio preferidos das pessoas, para depois fazermos uma análise em sala de aula junto com os demais alunos. (estratégia, estratégia)
O primeiro local escolhido foi a "Estação das docas¹".Chegamos ao local e eu corri para o banheiro para fazer minha chapinha, é claro!(é, eu tive coragem de fazer chapinha em local público). 
Chapinha pronta e fomos atrás de nossa primeira vítima. E lá estavam elas, um grupinho de garotas adolescentes .
- Amigo, estas são perfeitas vamos lá.
Olá boa tarde, sou Ana Karolinni e este é meu amigo. Nós somos estudantes de jornalismo e estamos aqui para  fazer um trabalho da faculdade, na verdade trata-se de uma enquete onde nós estamos perguntando às pessoas quais seus programas de televisão favoritos. Vocês gostariam de participar?
- Tá, pode ser.
Nós vamos começar gravando por ali e já voltamos aqui com vocês, tá bom?
- O quê? é gravado?
- É sim!
E em uníssono eu ouvi:
Ahhhh NÃO!
-Eu não posso, minha mãe pensa que eu tô na escola agora. Vai lá fulana...
- Ahhh não vou não!
E joga pra uma e joga pra outra e nada. Nossa primeira tentativa foi um fracasso.
- Tudo bem vamos procurar outra pessoa...
E lá estava ela, sentada, solitária olhando fixamente para a baía do Guajará...
-Amigo, aquela ali é perfeita!
#Mico número 1 :
E a mesma ladainha:
Olá, boa tarde, sou Ana Karolinni e este é meu amigo. Nós somos estudantes de jornalismo e estamos aqui para  fazer um trabalho da faculdade, na verdade, trata-se de uma enquete onde nós estamos perguntando às pessoas quais seus programas de televisão favoritos. Você gostaria de participar?
- Tá, tudo bem!
- Mas é filmado. Algum problema pra você?
-Humm...não, tudo bem!
-Obaaa!Aff... esqueci de perguntar seu nome.
-Ahh, é Doraleide!
-Desculpe-me, mas é Dora o quê?
- Leide,é  Doraleide!
- Tá entendi. Doraleide, Doraleide, Doraleide... Não posso esquecer!
-Olá, estamos aqui com Doraleide que é estudante e dançarina de músicas folclóricas. Então Doraleide, qual seu programa preferido?
...........
Papo  vai, papo vem...Tudo estava indo bem não fosse eu terminar com chave de ouro:
- Tá certo, muito obrigada DORALICE!
-Ahh, tudo bem. Mas é Doraleide!
- Droga, desculpe-me Do-ra-lei-de! Tudo bem amigo a gente corta essa parte.
E continuamos a procurar outras pessoas, sempre tentando achar pessoas com perfis diferentes dos já entrevistados.
Levamos muitos NÃO e poucos sim. É incrível como as pessoas têm medo de uma câmera. E olha que a nossa nem era tão boa. (pranãodizernadaboa!)
#Mico número 2:
- Amigo, aquele ali tem cara de artísta plástico. Vamos lá falar com ele.
E de novo a mesma história.Eu já podia me sentir dentro de um icoaraci-Ufpa lotado vendendo bombons:
-Olá boa tarde, sou Ana Karolinni e este é meu amigo. Nós somos estudantes de jornalismo e...
- Jornalismo? Vocês tem certeza que querem ser jornalistas?
- Bom, a gente gosta, né?
-Mas vocês tem certeza que querem ser jornalistas?
- Ahhh, mas você já vem batendo? (e eu ainda ri dessa piada sem-graça. Ahhh sim, foi uma piada é? ¬¬º)
- Não, não é que... Ah, deixa pra lá.
- Eu tô brincando. Então você quer participar?(brincando é? tá...)
-Sim, sim claro.
- Qual seu nome?
- Carlos
-Então Carlos, qual sua ocupação?
- Eu sou DJ. Mas vocês querem mesmo ser jornalistas?
-Bom, deve ser bem mais divertido ser Dj do que jornalista né!? (uuuui,sua grossa!ah, quando vi já tinha falado.)
- hahahahaha, é sim. Vamos começar!?
- Certo, vamos!
- Gente, este aqui é o TADEU. Ele é Dj...
-É carlos!
- Oh, meu Deus, me perdõe! é que ainda há pouco entrevistei uma pessoa que tinha esse nome...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
- Olha, quando você for apresentar um programa você vai ficar rindo assim?
- Não, não, me desculpe. É que kkkkkkk
 Tá vamos começar de novo!
Gente, esse aqui é o Carlos.........
-Carlos muito obrigada por sua entrevista. Desculpe-me pelos atropelos.
- Nada não menina. Olha vocês estão no caminho certo, viu? tem que ir pra rua mesmo, tem que arriscar. Agora eu vou falar a verdade pra vocês. Eu sou jornalista também!
Amigo:- Mentira!
- hahaha, porquê eu mentiria!?
Eu: sei lá, você já mentiu uma vez...
- hahaha, mas eu sou DJ tbm. Só nas horas vagas.
- Hum... Que legal! E você trabalha onde?
- No rio de janeiro, sou jornalista da Globo e estou aqui para cobrir um evento que vai acontecer aqui na estação docas daqui a pouco.
- Nossa, muito obrigado por só ter contado no final que você é jornalista. Caso contrário, eu não teria conseguido falar uma única palavra.
-hahahahha. Ahh, que nada, boba. É assim mesmo, não tem que ter medo não!
- Nossa, foi um prazer conhecê-lo Carlos.
-O prazer foi meu.
Alguém aqui lembra do piripaque do Chaves?(só eu lembro destas coisas) Pois é, foi assim que fiquei, totalmente extasiada com a situação.
Imagina só, você em sua primeira experiência como pseudo-repórter dá logo de cara com um jornalista e ainda por cima trocar o nome dele e ainda faz piadinhas sem graça...
-Ai-meu-Deus!
Passado o choque, continuamos a nossa enquete. Entrevista um cá outro lá...
- Amigo, aquele ali parece ser inteligente (olha o preconceito) vamos lá?
- Não sei, ele tem cara de mal.
Na verdade o que me chamou a atenção mesmo foi o jeito masculo dele, aqueles brações, uuuiiii! (o bom é saber que ele JAMAIS lerá isso aqui o ruim é saber que meu namorado vai ler. PQP)
- Olá, boa tarde! Eu sou Ana Karolinni e este aqui é meu amigo. Nós somos estudantes de jornalismo...
-Ah, legal! eu também sou jornalista...
-Ahhhh não! De novo não!poxa por quê você não deixou pra falar também só no final?
-HÃ?
-É porquê ainda pouco encontramos com um outro jornalista. Ele é da Globo e veio cobrir um evento aqui em Belém.
-Hum, é mesmo? eu sou da Globo também...
- A coisa tá pior do que eu pensava. Então vocês vieram cobrir o mesmo evento?
-Não, não! eu estou à passeio na cidade eu trabalho em Recife.
- Hum...entendi!
- E vocês estudam onde?
- Na UFPA
- Sei...então quer dizer que vocês querem ser jornalistas?
- É, pretendemos!
- Hum... então me diz: Qual foi a manchete de "O liberal"²  hoje?
- Ahhh, a manchete? é...Qual foi amigo?
- A gente não sabe!
-É que a gente veio direto da faculdade pra cá, ai sabe...
- Hum...Vocês querem ser jornalitas e não lêem jornal?
-Então, como eu ia falando, nós viemos direto da faculdade e...
- Olha, jornalista que não lê tá muito f*(não é foda é fudido, só pra esclarecer. Lálálá)
-É, eu sei...
- A manchete de hoje foi sobre a nova votação da lei ficha limpa que por sinal deu empate.
-Ahh, a votação de ontem, é claro.(tentando contornar a situação)
- Pois é, saiu no liberal e vocês nem sabiam...
-Pois é... (um buraco pra eu me enterrar por favor ou seria melhor eu me jogar neste rio?)

O certo é que depois deste puxãozinho de orelha o jornalista Hugo Esteves foi muito legal com a gente e nos deu altos conselhos. Ele também é de Belém e por sinal começou no jornal "O liberal." Nos contou que jamais pensou em chegar onde hoje está,e que nós não deveríamos desanimar por conta dos atropelos de nossa profissão. "Tem profissão melhor do que a nossa? P* , não tem!" foi com estas palavras que Hugo nos demonstrou seu amor pela profissão que já se contam ai 31 anos de carreira.  Falou também de sua decepção em relação às faculdades de jornalismo do país e da quebra da obrigatoriedade do diploma. Eu comentei que é muito bom conhecer pessoas que gostem da profissão, afinal, não é todo dia que encontramos um jornalista feliz! hahahaha
Porém, como já diz o ditado de pobre: tudo que é bom dura pouco!
 Depois de algum tempo de conversa ele nos alertou de que ainda tínhamos um trabalho pra fazer. E a minha cara para entrevistá-lo depois dessa aula? (a melhor de todas diga-se de passagem)
Enfim, encontrei coragem e fui em frente. E logo de cara veio o meu Mico de número 3...
- Estamos aqui com Hugo Esteves, ele que é jornalista e tem 31 anos. Então Hugo qual seu programa favorito?
- 31 anos de profissão. Eu tenho 50 anos!
De repente senti meu corpo se encolhendo como se quisesse diminuir, a tal ponto de virar um pequeno e insignificante grão de areia.
- Ai meu Deus, mil perdões! Podemos começar de novo?
-sim claro, quantas vezes quiser.
Amigo: Ahh, você pode também falar um pouquinho mais alto? É que sabe como é...A universidade não liberou um bom material pra gente então tivemos que vir com este aqui mesmo. (É pobreza mesmo viu?)
- Tudo bem, vamos lá...

Desta vez tudo ocorreu "bem" a meu ver, né? rs
E ainda rolou um alôzinho no final para galera de comunicação. (vocês me devem essa, heim?) heheh
Nossa, gostei muito de tê-lo conhecido. Ele foi muito gentil com a gente, e  aqueles músculos!??
Meu-Pai-amado!
(môzinho, desencana! não tenho a menor chance e se quer saber eu nem gosto tanto de músculos assim,tá? U.U)

É gente, micos à parte, adorei minha primeira experiência como pseudo-jornalista. Como podem perceber deu para aprender bastante coisa.No entanto, prometo que pensarei 1676726372637 de vezes antes de sair de novo pelas ruas com uma câmera podre nas mãos entrevistando as pessoas sem a mínima noção de como fazê-lo.
 Prometo que quando o vídeo estiver pronto, posto aqui no blog, tá? Porém, é óbvio que eu vou cortar os micos, né!? (iuuuuuu deveu!)
Agora eu já vou indo! (já está na hora né? eu sei...)

Bejus e tapiocas para vocês! (não entendeu a piada né?Não entra em crise que aqui nesse blog isso é normal. Deixa pra lá porque meu problema é sono.)

p.s Agora é torcer para que o áudio fique bom. (ser pobre é mesmo uma piada!)

2 comentários:

  1. Oi, Ana, tudo bem? Tardei, mas não falhei. Cá estou para conhecer teu blog. Parabéns pelos textos. Você escreve muito bem. E o melhor: de forma leve, com bom humor. Sucesso. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obg Duda!!
    Muuuito bom tê-lo por aqui.
    Volte quando quiser.
    =*

    ResponderExcluir