domingo, 25 de julho de 2010

"O maior cajueiro do mundo"

E ontem fui conhecer o maior cajueiro do mundo que fica localizado no distrito de Pirangi do norte, município de Parnamirim,  próximo a Natal. A árvore cobre uma área de aproximadamente 7500 m2, com um perímetro de aproximadamente 500 m. 
    
                                            

Segundo nos contou o guia turístico "a árvore foi plantada em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro."







O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de uma única árvore.
                                      
Há também um mirante de 6 metros de altura que permite aos visitantes ver a copa do cajueiro de cima. Uma visão muito interessante que nos dá uma noção da dimensão do cajueiro. Gigante!

                                   

O cajueiro tornou-se um dos cartões portais da cidade e uma atração turística um tanto inusitada não acham? Recebe todas as semanas vários turistas de vários cantos do mundo. Logo na entrada há uma feirinha de artesanato e tem inclusive uma lojinha que vende somente produtos feitos à base de caju. (doces, castanha, etc.)

A entrada para ver o cajueiro custa R$ 3,00 por pessoa. 
Diga ai, isso que é saber fazer turismo. E isto não é uma crítica não! Acho admirável a inteligência de orgãos de turismo de alguns estados que sabem vender a cultura local, gerando assim lucros para sua economia. 

                                             

Neste sentido acho que meu estado (Pará) ainda tem muito a aprender. Temos lugares lindos, dignos de apreciação e admiração mundial!
O que você paraense me diz de Algodoal, ilha de Marajó, cotijuba, Marudá, Alter do chão (considerada o caribe brasileiro) entre outros belos lugares de nosso estado?
Eu nem posso dizer muito, entrar em detalhes, pois não conheço quase nenhum destes lugares que citei, somente por fotos e relatos. E é isso que normalmente acontece, não valorizamos nossa cultura, nossas belas paisagens e ambientes repletos de bucolismo. 
Mas depois que tive a oportunidade de conhecer outras culturas, outras capitais brasileiras. Me dei conta de que não conheço nada de meu lugarzinho e estou sinceramente disposta a conhecer.
Nosso estado não se resume a "estação das docas", "complexo histórico", "mangal das garças", entre outros espaços de BELÉM. Nós paraenses moramos em um dos maiores estados do Brasil. Belém é chamada de "metropóle da Amazônia" e de fato é!
Mas ainda precisamos melhorar e muito. Nossas redes hoteleiras, segurança pública, transporte, entre outros fatores para assim poder receber decentemente nossos visitantes. 
E mais, precisamos valorizar nossa própria cultura e depois a dos outros. Não estou desmerecendo as outras capitais brasileiras. Mas Belém é tão bonita quanto outras.
Só precisa de alguns ajustes.






http://www.viagemdeferias.com/natal/passeios/cajueiro-pirangi.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário